sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Incrível

Ontem, fiz aqui uma referência a esta notícia: "O novo sistema informático Citius permite o acesso em tempo real do poder político a todos os processos judiciais, mesmo os que estão sob segredo de justiça, permitindo mesmo introduzir alterações nos despachos de um juiz ou nas acusações de um advogado.
A denúncia está a ser feita por vários juízes através de um manifesto que já está a circular
(...)"

Ainda ontem, o secretário de estado João Tiago Silveira veio desmentir esta acusação: "As portas de acesso aos computadores dos magistrados, dos juízes do Ministério Público estão bloqueadas e só podem ser desbloqueadas com a utilização da sua própria password".

Porquê vieram vários juizes levantar esta hipótese (trata-se de uma hipótese, de uma suspeita, tal como os próprios admitem), em vez de questionar directamente o instituto responsável e o ministério dos procedimentos realizados nesta matéria?
É que ainda por cima o Conselho Superior de Magistratura, a PGR e a Associação Sindical dos Juizes participaram na criação do programa Citius e, como tal, sabem como funciona. Isto para além de referirem a possibilidade de haver quem tenha a acesso a processos-crime sob segredo de justiça, quando os procesos-crime não estão incluidos no Citius...
Agora o poder judicial acusa publicamente o poder executivo de algo, sem ter a certeza do que acusa e do que diz e com base em meras possibilidades e receios? Juizes?

Sem comentários: