"Cerca de 36% dos condutores que morreram em acidentes rodoviários, em 2005, tinham uma taxa de álcool no sangue acima da permitida. Este foi um dos números anunciados ontem, na Assembleia da República, por Rogério Pinheiro, director-geral de Viação, durante o debate "Jovens e Álcool", promovido pela Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE).
Rogério Pinheiro afirmou também que, da totalidade de pessoas envolvidas em acidentes rodoviários, 28% dos peões que morreram e 20% dos passageiros que tiveram o mesmo fim estavam, também eles, alcoolizados. Num país em que a iniciação ao consumo de álcool é feita, em média, aos 13 anos, e em que aos 18 anos já cerca de 95% dos jovens são consumidores, serve o alerta ontem feito as bebidas alcoólicas são um dos principais inimigos da condução.
Entre os dados revelados, outra confirmação é ao fim-de-semana e à noite que a sinistralidade entre os jovens aumenta: "Os acidentes mortais que envolvem pessoas na faixa etária entre os 20 e os 24 anos aumentam 6% durante o fim-de-semana", explicou o responsável da direcção-geral de Viação. (...)"
in Jornal de Notícias
Sem comentários:
Enviar um comentário