quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Nancy Pelosi

Nancy Pelosi toma amanhã, dia 4, posse como "Speaker" do Congresso norte-americano. Nas recentes eleições para o Congresso e Senado ("midterms") os Democratas conquistaram a maioria dos assentos que, até então, pertenciam aos Republicanos. Os Congressistas decidiram eleger uma mulher para o cargo, o que acontece pela primeira vez em 200 anos de existência do Congresso.
Em paralelo, há já algum tempo que se fala "nos corredores" da candidatura de Hillary Clinton à Casa Branca pelo Partido Democrata, enquanto Condolezza Rice poderá ser o nome apontado pelo Partido Republicano (mais recentemente falou-se na candidatura de Rudolph Giuliani, anterior Mayor de Nova Iorque). A confirmarem-se ambas as candidaturas, os EUA terão pela primeira vez uma mulher Presidente.
Para já, apenas Nancy Pelosi ocupa um lugar de destaque, numa altura em que já se fala na enorme pressão que tem sido exercida pelo partido, para que a maioria democrata no Congresso imponha a sua política e as suas medidas (redução dos preços dos medicamentos e aumento do salário mínimo, por exemplo). Pelosi terá que tomar as rédeas e controlar as pressões vindas do interior do partido, pois só assim mostrará credibilidade como alternativa dos Democratas ao Partido Republicano na presidência.
Será o início do assalto das mulheres ao poder?

3 comentários:

Ricardo Sardo disse...

Oficialmente já existe um candidato na corrida à Casa Branca, o republicano John McCain, que espera agora vencer as primárias e ser escolhido como o candidato pelo partido ao lugar mais poderoso do mundo.

Ricardo Sardo disse...

Tomar em atenção também o percurso de Ségolène Royal em França, lider do Partido Socialista francês.

Anónimo disse...

O sociólogo sueco Göhran Therborn defina a atual maré de coservadorismo religioso no mundo como reflexo de uma reação do patriarcado em declínio.
Para ele, o início do declínio da sociedade patriarcal foi o fenômeno social mais importante do séc. XX.
Ter em breve uma mulher ocupando o cargo de poder mais elevado do planeta seria uma guinada fenomenal. Está na hora de uma mudança!