segunda-feira, 26 de março de 2007

Corrupção em debate na Assembleia da República

"O juiz espanhol Baltazar Garzón defendeu hoje que a corrupção tem de ser sempre encarada como «delito principal» e que a prevenção deste crime deve começar nas escolas.
Baltazar Garzón, juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal da Audiência Nacional espanhola, falava no Colóquio Internacional «Combate à Corrupção, Prioridade da Democracia», promovido pela Assembleia da República.
Dizendo que a «corrupção corrói a confiança nas instituições», Baltazar Garzón enfatizou a importância de se combater este crime e, sobretudo, de o prevenir «desde a infância» e nas escolas.
Na sua perspectiva, desde a infância há que incutir o respeito pela lei, porque essa mudança de «mentalidade em termos de educação das gerações futuras é fundamental». (...)" (Diário Digital)


"O procurador-geral da República francês, Jean-Louis Nadal, sugeriu hoje a criação de um Ministério Público europeu que coordene a acção dos ministérios públicos dos estados-membros de combate aos crimes internacionais como a corrupção. (...)
«Acredito nas vantagens da criação de um Ministério Público europeu capaz de estabelecer a operacionalidade entre os ministérios públicos nacionais que se confrontam com o crime transfronteiriço», disse o procurador-geral francês.
A importância da cooperação internacional para combater a corrupção foi referida Jean-Louis Nadal e pelos restantes os oradores do colóquio, como o procurador-geral espanhol, Candido Conde-Pumpido. (...)" (Diário Digital)

Sem comentários: