quinta-feira, 22 de março de 2007

Torturas em Guantanamo?

"Supostos terroristas detidos em prisões secretas da CIA terão sido sujeitos a indignas condições de detenção e interrogatório, segundo um relatório confidencial do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), baseado em conversas (com prisioneiros) que as autoridades norte-americanas qualificaram como sendo "de grande valor".
Segundo o documento confidencial da Cruz Vermelha - que a edição digital do jornal "The Washington Post" referia ontem, citando a agência Associated Press (AP) online -, os 14 prisioneiros interrogados referiram-se a técnicas degradantes, tais como privação de sono, obrigação de se manterem de pé e outras chamadas "posições de stress", particularmente difíceis de suportar quando são impostas conjuntamente. Os prisioneiros em causa foram transferidos, em Setembro de 2006, da alçada da CIA (agência de espionagem dos Estados Unidos da América) para a prisão da base naval norte-americana de Guantánamo, em Cuba.
A CIA terá utilizado então este tipo de métodos de detenção, quer para vencer a resistência dos detidos quer para tornar mais fácil a obtenção de confissões durante os interrogatórios. Para as organizações de defesa dos direitos humanos, as penosas condições de detenção impostas pela CIA e as técnicas de interrogatório sob coacção são actos de tortura.
A jornalista da AP, Katherine Shrader, adianta que, desde o início das detenções e do programa de interrogatórios a que os detidos foram sujeitos desde 2002, o referido documento é o primeiro relatório independente das queixas expressas pelos prisioneiros em relação à CIA. A jornalista revela também que responsáveis norte-americanos que conhecem o relatório - e que falaram sob anonimato, por "o documento ser muito melindroso e não ter sido tornado público" - afirmaram que o mesmo tem por base informações obtidas durante encontros com prisioneiros, as quais não foram objecto de confirmação.
Segundo um desses responsáveis que falou sob anonimato, as classificações de maus tratos são feitas por supostos terroristas que podem vir a ser acusados da morte de civis inocentes. (...)
Recorde-se que, no dia 13 de Outubro de 2006, o porta-voz do CICV, Vincent Lusser, revelou à Imprensa, em Genebra (Suíça), que a Cruz Vermelha, ao abrigo da Convenção de Genebra, tentava chegar ao contacto com prisioneiros dos Estados Unidos da América, detidos há muito tempo em locais secretos." (Jornal de Notícias)

Será que foi assim que Khalid Sheikh Mohammed confessou?...

Sem comentários: