sexta-feira, 30 de março de 2007

Zimbabwe

"O líder da oposição do Zimbabwe voltou ontem a ser detido por algumas horas, tendo as forças de segurança do regime do Presidente Robert Mugabe irrompido pela sede do Movimento para a Mudança Democrática (MDC) quando Morgan Tsvangirai se preparava para dar uma conferência de imprensa. (...)
Com Tsvangirai, que há duas semanas foi hospitalizado por causa das agressões e dos maus tratos a que foi submetido pela polícia, foram também detidos duas dezenas de dirigentes e funcionários do MDC. Estavam todos na sede do partido, situada no centro de Harare, quando a polícia, de Kalashnikov, escudos anti-motim e granadas de gás lacrimogéneo, impediu Tsvangirai de denunciar o sequestro de um militante do MDC, levando os comerciantes das redondezas a encerrarem os seus estabelecimentos, temendo novos confrontos. (...)
Temas que irão ser falados durante a Cimeira da SADC, que hoje termina em Dar-es-Salam, e onde Mugabe irá ser pressionado para deixar o poder no final do seu mandato, em Março do próximo ano, abrindo caminho a uma transição pacífica no país. (...)
Se Robert Mugabe não aceitar o que lhe vai ser proposto, corre o risco de ser derrubado por um golpe, como alertava ontem o antigo ministro da Segurança do Zimbabwe, Jonathan Moyo, em declarações ao The Guardian. "Já ninguém tem paciência para a sua retórica anti-ocidental e anti-imperialista." (Diário de Notícias, 29.3.2007)


Claro que se houvesse petróleo no Zimbabwe, já Bush, Blair e amigos tinham ameaçado Mugabe e planeado uma invasão do país, alegando a posse de armas de destruição maçiça e invocado o regime pouco democrático...
Mas como não há (que se saiba) petróleo no Zimbabwe, já não querem saber dos coitados dos civis inocentes, como quiseram saber dos coitados dos Iraquianos.

Sem comentários: