sexta-feira, 12 de junho de 2009

Avaliação de Magistrados

A avaliação é sempre polémica e cria sempre anticorpos na classe avaliada. Seja a de professores, seja a de magistrados, seja outra qualquer. Quem é avaliado fica sempre apreensivo com as notas que lhe irão dar.
Agora é a vez dos Juízes, em que a mai recente classificação mostra que 91% dos avaliados tiveram nota de "bom" ou de "muito bom". Houve quem já criticasse a forma como é feita a avaliação. Como é natural nestas coisas, quem é avaliado considera que os métodos são os apropriados e justos, enquanto que os que olham para a situação de fora acha que são errados e corporativistas. É assim com os professores, é assim com os Juízes, é assim com toda a gente.
Só espero que, com este debate que parece ter sido agora lançado, não sejamos extremistas e não se passe a avaliar com métodos persecutórios ou com total benevolência. Porque como disse um Juíz Desembargador ao DN, "os juízes são muito benevolentes para com os juízes. Existem magistrados muito irresponsáveis mas que ninguém lhes toca." E esta é a sensação que os portugueses têm, conforme se constata numa recente sondagem. E isto é que precisa de acabar.

Sem comentários: