quinta-feira, 2 de julho de 2009

Eleições, providências cautelares e um grande imbróglio jurídico

Toda a estória é um enorme imbróglio jurídico...
O candidato às eleições do Benfica, Bruno Carvalho, interpôs uma providência cautelar a requerer a suspensão da candidatura do actual presidente, Luís Filipe Vieira, alegando irregularidades na sua candidatura.
O Tribunal emitiu uma decisão que levantou uma enorme polémica e troca de argumentos e, acima de tudo, muitas dúvidas: foi suspensa a candidatura de Vieira ou não?
Uns dizem que sim, outros dizem que não, e o próprio Conselho Superior de Magistratura veio já hoje dar razão a quem defende o impedimento de Vieira se apresentar às eleições marcadas para amanhã.
Quem também já se pronunciou foi o Dr. Castanheira Barros, com quem concordo: "a partir da citação, e enquanto não for julgado em 1.ª instância o pedido de suspensão, não é lícito à associação ou sociedade executar a deliberação impugnada".
Posto isto, considero que a melhor solução para esta confusão é o adiamento das eleições, até estar judicialmente decidida a questão da candidatura de Vieira.

Não posso, porém, e já no campo desportivo, criticar esta atitude de Bruno Carvalho. Foi com uma marosca jurídica que conseguiu os seus intentos, os quais ainda estamos para descobrir quais são, atendendo ao facto de ser sócio recente e de ter, no passado, elogiado por diversas vezes Pinto da Costa. Questiono-me, até, se a pseudo-candidatura de Moniz não estaria relacionada com esta, nomeadamente quanto aos tão ambicionados direitos televisivos...
O Luís Fialho já tinha aqui deixado bastantes razões para votar em Luís Filipe Vieira, mas toda esta estória deveria fazer pensar todos os benfiquistas - os verdadeiros - e levá-los a votar. E a votar em Vieira, já que considero que, apesar da suspensão judicial da sua candidatura, este poderá concorrer, ficando os resultados suspensos até decisão judicial definitiva. Se, na altura, confirmar-se ser a candidatura irregular, o segundo mais votado sairá vencedor, considerando-se os votos em Vieira como nulos, enquanto que se for dada razão a Vieira, os resultados serão válidos.
Acima de tudo, é preciso serenidade já que, disto tudo, o Benfica sai muito mal visto e fragilizado, algo que deveria ter sido previsto por quem criou este imbróglio.

Sem comentários: