quinta-feira, 28 de julho de 2011

2011-12

O Benfica, apesar da enorme qualidade de Roberto, precisava de um guarda-redes seguro, algo que o espanhol não era. Artur Moraes transmite segurança, desde logo à defesa. Com a saída de David Luiz, precisou de um defesa central que soubesse organizar jogo. Garay sabe. E defende bem. Com a ida de Coentrão para Madrid, necessitava de um defesa esquerdo consistente e Emerson já mostrou ser uma boa solução (e Capdevila ainda não jogou). Precisava, ainda, de médios que fossem verdadeiras alternativas. Nolito e Witsel são fortes candidatos a titulares. Enzo Pérez e Bruno César ainda precisam de mostrar serviço. Urreta, caso se mantenha (como espero), é um polivalente que poderá ser bastante útil. No ataque, precisava de manter a estabilidade. Saviola parece voltar ao nível da primeira época e Cardozo mostra ter recuperado o instinto matador que o carazterizou nos anos anteriores.

Também foram cometidos alguns erros, como a saída de Moreira (seria sempre preferível ser o suplente de Artur, em vez de Eduardo), ou a demora em assegurar um substituto de Coentrão com atributos para ser titular. Mas parece-me que esta época começará bem melhor que a transacta, o que proporcionará ao Benfica voltar a construir uma aura vencedora desde cedo. O encontro de ontem já mostrou alguns aspectos novos, como a vontade de vencer e o espírito de luta e de entrega, em cada lance. Ainda falta ritmo (o contrário seria de estranhar, nesta fase embrionária da época) e velocidade, bem como algum entrusamento entre as novas contratações. Mas o caminho já começou a ser construído e augura um futuro bom. Se as arbitragens o permitirem (o que não sucedeu há um ano), então voltaremos a ter um Benfica a conquistar títulos. Ontem ficou uma grande penalidade (e consequente expulsão) por assinalar e o pronúncio não é bom em Portugal, mas estarei sempre esperançado que o bem vença o mal. Porque a esperança é a última a morrer.

3 comentários:

Anónimo disse...

E o golo mal anulado contra o benfica quando estava 0-0? Pois...

Ricardo Sardo disse...

Caro anónimo, não me pareceu que estivesse em posição regular, mas concedo. Mas, sendo assim, então teremos que falar também de um outro lance de grande penalidade, por agarrão a Cardozo. Aliás, até o insuspeito Record menciona tal lance e publicou uma foto do agarrão ("Árbitro tirou dois penálties ao Benfica" - link em baixo). Pois...
Não tenho a certeza que tivesse sido mesmo falta, mas são critérios.

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=709572
Cumprimentos.

Ricardo Sardo disse...

Caro anónimo, esqueci-me, no comentário anterior, de outro aspecto. Aos três lances em cima referidos (duas grandes penalidades e um golo mal anulado), junta-se uma expulsão claríssima (o tal lance da mão do defesa), que referi no texto. Ou seja, dos quatro erros (para mim só houve dois), três são em prejuízo do Benfica, por isso pode fazer as piruetas que quiser e a ginástica argumentativa que bem entender, que não conseguirá passar a ideia de que o árbitro errou de igual para os dois lados nem branquear o que aconteceu. Há quase trinta anos que isso se faz em Portugal, com os resultados ocnhecidos, mas comigo não resulta. Dos meus olhos não conseguem esconder a verdade.
Cumprimentos.