quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Das causas da falência do país

Desde sexta-feira à noite até ontem a meio da tarde estive sem serviço MEO em casa. Nada. Nem televisão, nem internet, nem telefone. Causa: furto de cobre na zona. Soube por uma pessoa amiga, pois o MEO nunca me disse o motivo da "avaria na zona". Porquê tantos dias para arranjarem a avaria? Não sei. Na sexta já muita gente tinha ligado a queixar-se da falha no serviço. No sábado de manhã, quando contactei o apoio ao cliente (16209 - 30 cênts/min) disseram-me que a avaria era apenas da minha linha, pois no fim-de-semana anterior já tinha havido falhas no serviço. Ficou agendada a ida de um técnico a minha casa na segunda-feira de manhã (não havia disponibilidade para antes disso), entre as 9 e as 13h. No sábado à tarde fiquei a saber, pelos vizinhos, que toda a gente que tinha MEO na zona tinha ficado sem serviço desde sexta à noite. Tinha sido enganado pela funcionária do apoio técnico. Apesar disto, fiquei em casa à espera do técnico, pois apesar de a avaria ser geral, poderia este ir a casa verificar o equipamento (o objectivo era mesmo esse, apesar de o motivo - errado - dado no sábado de manhã ser "cruzamento de linhas", sendo o problema no exterior e não na residência, nomeadamente com o equipamento). Não apareceu nenhum técnico nem sequer avisaram que não iria aparecer. Liguei novamente para o apoio técnico por volta das 14h e voltaram a não dar uma justificação para o atraso nem o motivo da avaria, muito menos uma previsão para a retoma do serviço. Já à noite, um amigo deu-me um número gratuito (mesmo de telemóvel) do apoio técnico do MEO, cujo atendimento (incluindo o menu) é exactamente igual ao 16209, sendo que este, a pagar, é o único divulgado pela PT. O gratuito é apenas para quem o conhece. Liguei para este número e garatiram-me que na terça, sem falta, teria novamente o serviço. Mas não. Liguei novamente ao final da tarde de terça, a questionar novamente a razão da demora, especialmente quando muitos dos vizinhos já tinham serviço - alguns desde segunda ao final da tarde - e eu não. E voltaram a não indicar o motivo da "avaria". Por acaso sabia qual tinha sido, mas a PT nunca o divulgou. Porquê, quando teria deixado os clientes mais satisfeitos e informados? Como disse no início, apenas ontem voltei a ter serviço. Disseram-me que descontarão na próxima factura os dias em que estive sem MEO, mas não chega. Não chega para pagar os valores que dispendi em telemóvel, quer nas chamadas para ao apoio técnico (antes de saber da existência de um outro número - secreto e gratuito - e apesar de a concorrência, como a ZON, ter este serviço gratuito) quer nas chamadas que tive que efectuar e que não pagaria se tivesse telefone fixo. Não chega para compensar os naturais transtornos, sobretudo por apanhar dois fins-de-semana seguidos, de não ter televisão, para descontrair ao final do dia e ao fim-de-semana após um longo dia ou uma cansativa semana de trabalho. Não chega para compensar os prejuízos de ter ficado em casa à espera, em vão, do técnico que não apareceu, em vez de ter vindo ao escritório para terminar e enviar um trabalho, com a consequente má imagem criada junto do cliente.
Ontem enviei reclamação para a provedoria do cliente da PT e para a Anacom. Da Anacom não espero grande coisa (pelos motivos que todos sabemos) e da MEO tive, até agora, um simples pedido de desculpa pelos "incómodos causados". Às perguntas colocadas nem uma resposta e nem um contacto a propor uma forma de compensação (como por exemplo, a oferta do mês de Fevereiro, ou de alguns canais durante alguns meses). Nada. A PT é simplesmente a maior empresa nacional e tem a reputação que tem. Se a maior empresa - com supostamente os melhores gestores - funciona assim, como é que podemos ficar espantados com a situação do país? Eu não estou. E há muito que não estou. Estou ainda a ponderar mudar de operador. Já fui cliente ZON e também não gostei do seu comportamento quando mudei para o MEO, comportamento idêntico ao que tiveram com muita gente, e preferia continuar com o MEO, mas estou inclinado para mudar até porque há mais operadores no mercado e com promoções e serviços concorrenciais. Nos próximos dias vou aguardar para ver o que me dizem, se é que dizem alguma coisa, para decidir. Mas é triste ver um país definhar assim.

Sem comentários: