quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Divulgação de documentos de espionagem

"Cedendo à pressão de congressistas de ambos os partidos, O Departamento de Justiça (norte-americano) anunciou hoje que irá entregar a um grupo selecto de membros do Congresso documentos secretos sobre o programa de espionagem electrónica doméstico.
A decisão foi tomada duas semanas após o Procurador-Geral Alberto R. Gonzales ter enfrentado questões de Senadores sobre o porquê da Administração Bush ter-se recusado a providenciar detalhes sobre o programa da NSA (National Security Agency).
Gonzales deslocou-se ao Parlamento no dia seguinte ao anúncio da Administração Bush de que tinha aceite colocar o programa da NSA sob a autoridade do Foreign Intelligence Surveillance Court e este Tribunal secreto ter aprovado a 10 de Janeiro um pedido do Departamento de Justiça para proceder a escutas.
A decisão de entregar os documentos, conforme Gonzales confirmou hoje aos jornalistas, irá permitir que membros das Comissões de "Intelligence" do Congresso e do Senado - bem como certos líderes congressistas - revejam tal despacho de aprovação. (...)"

in The New York Times (minha tradução)

Sem comentários: