domingo, 21 de janeiro de 2007

Segredo de justiça?

Na passada terça-feira, dia 16, Maria José Morgado assina um despacho que ordena a reabertura do processo "Apito Dourado", com base no depoimento de Carolina Salgado. Três dias depois, dia 19, o despacho de dez folhas está disponível num ficheiro num site de informação desportiva (entretanto parece que já foi retirado o ficheiro do site mas mantêm-se as referências a excertos do despacho).
Ora o probema é que, supostamente, o processo encontra-se em segredo de justiça e, como tal, o acesso é bastante limitado. Ora, vindo a público da forma que veio, vem mostrar a fragilidade do regime do segredo de justiça. Mas também, e sobretudo, vem trazer novamente a público o debate sobre o tema. Nestes casos em que o acesso aos documentos são bastante limitados, sobretudo nestes, terá que se averiguar quem "deixou escapar" os documentos. E estamos a falar de dez folhas, não de umas linhas que são acidentalmente lidas pela funcionária das limpezas enquanto limpa o pó... Parece-me óbvio ter sido deliberado.
Não investigar este caso será mais um episódio triste da nossa justiça. Não encontrar o(s) responsável(eis) será pactuar com estas graves violações da lei. Será manter a justiça nas ruas da amargura...
A Procuradoria-Geral da República já veio dizer que irá investigar. Esperemos que desta vez passem das palavras aos actos...

2 comentários:

Ricardo Sardo disse...

Paulo Gorjão, no Bloguítica:

"COMO É POSSÍVEL?... Que o despacho da procuradora-geral adjunta, Maria José Morgado, a reabrir o processo «Apito Dourado», já esteja integralmente disponível na internet (PÚBLICO ONLINE, 20.1.2007)?
Já sabemos que, a fazer fé nas suas recentes declarações, o Procurador-Geral da República não parece estar muito preocupado com as violações do segredo de justiça. Tratou-se de alguém que levou à letra as suas declarações, seguramente..."

Ricardo Sardo disse...

São 20:10 do dia 22 de Janeiro de 2007. A TVI, entra em directo com o jornalista que se encontra presente nas instalações do jornal online que publicou o Despacho, esperando a chegada da Polícia Judicária, pois esta anunciou que iria pelas 20:00...
Será que estou a perceber bem ou estou a ficar senil? Até as tv's já esperam num local que irá er objecto de buscas pela chegada da OPC para proceder à busca... Só mesmo em Portugal!