segunda-feira, 12 de março de 2007

Blix ao ataque, mas tarde

"O ex-inspector das Nações Unidas Hans Blix, que liderou as investigações ao armamento iraquiano antes do ataque contra o regime de Saddam Hussein, acusou George W. Bush e Tony Blair de terem manipulado o relatório que apresentou ao Conselho de Segurança sobre a situação no país.
Em entrevista à Sky News, Hans Blix afirmou que a invasão do Iraque "foi claramente ilegal" e acusou Tony Blair de não ter agido com transparência quando caucionou o uso da força militar.
"Eles [os Governos de Bush e Blair] puseram pontos de exclamação onde estavam pontos de interrogação. (...) Mas eles já foram punidos por isso. Perderam muita da sua confiança política", afirmou Hans Blix. (...)" (Público)

Pois. Hoje já toda a gente sabe que não havia armas de destruição maçiça e que não passou de um falso pretexto para invadir o Iraque (o pretexto do regime também era falso, pois há muitos outros regimes autoritários por esse Mundo fora e os EUA até se dão bem com alguns deles).
A pergunta que se impõe é: porquê só agora veio Blix dizer isto? Porque não apontou o dedo a Bush e a Blair (e, já agora, a Aznar e a Barroso) na altura em que foi "expulso" do Iraque, pois iam invadir?

Sem comentários: