quarta-feira, 21 de março de 2007

Congresso irá ouvir acessores de Bush por causa dos Procuradores

"O Congresso dos Estados Unidos autorizou esta quarta-feira a intimação de dois assessores de George W. Bush, um dia depois de o presidente ter insistido em audições informais, no âmbito da polémica em torno do despedimento de oito procuradores.
Os visados são o assessor político Karl Rove e a ex-assessora jurídica Harriet Miers e em causa está a polémica suscitada pelo despedimento de oito procuradores do Departamento de Justiça, em plena campanha para as eleições intercalares de Novembro, que a maioria democrata no Congresso suspeita ter sido motivado por razões políticas. (...)
«Não vamos alinhar numa caça às bruxas partidária contra funcionários públicos íntegros», disse Bush. «Proponho uma maneira razoável de ultrapassar o impasse», acrescentou.
Todavia, a subcomissão parlamentar de legislação comercial e administrativa votou hoje a favor de audições formais, públicas e sob juramento, dos dois responsáveis e da emissão de intimações se Rove e Miers recusarem testemunhar voluntariamente sobre o papel que desempenharam nos despedimentos.
A subcomissão também quer ouvir o chefe de gabinete de Gonzales, Kyle Sampson, que se demitiu do cargo na semana passada. (...)
Para os oito casos em apreço, a explicação oficial é que os procuradores foram despedidos por queixas sobre a qualidade do seu trabalho mas alguns dos despedidos disseram ter sido pressionados por congressistas republicanos para investigar políticos democratas antes das eleições intercalares de Novembro de 2006." (Diário Digital e The New York Times)


Se as próximas eleições presidenciais norte-americanos não fossem já em 2008, o impeachment poderia ser uma realidade para Bush...

Sem comentários: