terça-feira, 13 de março de 2007

Halliburton

"A texana Halliburton, o gigante americano do petróleo e do gás, vai mudar a sede para o Dubai. O presidente, David Lesar, explicou que a escolha dos Emirados Árabes Unidos deve-se à vontade de expandir os negócios no Médio Oriente e não a razões fiscais.
Dirigida pelo actual vice-presidente Dick Cheney entre 1995 e 2000, a Halliburton viu investigados os seus contratos no Iraque.
As críticas à deslocalização para o Dubai já se começaram a ouvir. "Isto é um insulto para os contribuintes e soldados americanos que pagam pelos contratos conseguidos pela empresa sem concurso público", exclamou o presidente da Comissão Judiciária do Senado. Citado pela CNN, Patrick Leahy denunciou os "preços exorbitantes que [a Halliburton] praticou nos últimos anos". A KBR Inc., unidade da Halliburton encarregue dos serviços militares e de engenharia - cuja separação da empresa-mãe está em curso - é a empresa mais vezes contratada pelo Pentágono. Até agora, o trabalho daquela unidade no Iraque - fornecimento de alimentos aos soldados, construção de bases, reconstrução e gestão dos poços de petróleo - já lhe rendeu 20 mil milhões de dólares e várias investigações.
As ligações entre a Halliburton e a Administração Bush levantaram suspeitas sobre a atribuição dos contratos à empresa sem concurso público. (...)" (Diário de Notícias)

Pois... houve quem até insinuasse que estes contratos foram umas das razões pela invasão do Iraque...

Sem comentários: