domingo, 25 de março de 2007

Novo sistema informático para cobrar multas

"Até final do ano, um novo sistema de gestão de multas de trânsito vai tornar mais rápida a notificação de condutores e o processamento até à fase da decisão. Eliminação total do papel e integração no sistema de todos os intervenientes - das forças de segurança aos juristas decisores - são os princípios de uma "revolução" cujo objectivo é claro "prescrição zero" nas multas. (...)
Concebido de raiz, o novo programa é uma peça de um puzzle de inovações. Que começam, numa primeira fase, nas forças de segurança. Até final de Abril, estará funcional o novo Sistema de Contra-Ordenações de Trânsito (SCOT) das polícias. (...)

Com que implicações?

Ganho de tempo e minimização dos erros originados na inserção de dados. Princípios que valem para as fases seguintes do processo. Todas as peças quer relativamente ao passado do condutor, quer à infracção em causa chegarão por via informática ao jurista a quem o caso for distribuído.
O grupo de trabalho que concebeu o sistema apenas não viu concretizado um objectivo: eliminar totalmente o arquivo em papel e conseguir que também os processos com recurso judicial sigam por via electrónica. Pelo menos por enquanto, os tribunais exigem prova em papel. (...)

(Jornal de Notícias)

Sem comentários: