terça-feira, 13 de março de 2007

TV lixo

"Elas esculturais, hiper maquilhadas, de mini muito mini e decote muito decotado, em cintilações de festa, eles com óculos e borbulhas, baixotes e barrigudos ou altos e lingrinhas, de jeans e T-shirt.
Elas sorriem, eles também. Elas, as "belas", entram no palco à vez, pela mão deles, com pisar de divas, e sentam-se sobre o tampo de uma secretária, o cruzar vertiginoso das pernas a arrancar olés da audiência. Eles, os "mestres", sentam-se atrás, na cadeira. A elas, as "belas", o apresentador pede para identificar o rosto no écrã gigante. Fidel Castro, Bocage, Maria de Lurdes Pintasilgo, Jose Luís Zapatero, Mikhail Gorbatchev passam sem que as concorrentes consigam articular-lhes o nome.
A excepção surge com os Beatles e Vera, de 22 anos. "Então que está aqui a fazer?", pergunta o apresentador, entre gargalhadas. Vera sorri, embaraçada.
O embaraço de Vera tem motivo: afinal, é suposto ela não saber nada de nada, não ser sequer capaz de reconhecer uma banda pop lendária. Como as "colegas" do concurso A Bela e o Mestre, que a TVI estreou no domingo, Vera foi escolhida pela sua aparência e juventude - e pela disponibilidade para passar nove semanas enfiada numa casa com perfeitos desconhecidos, a la Big Brother, na mira de partilhar um prémio de 100 mil euro com o seu "par", o homem que fará de seu "mestre"- mas sobretudo pela sua, digamos falta de informação". (...)" (Diário de Notícias)

É esta a televisão do século XXI: lixo e mais lixo.
Claro que esta é a minha opinião. Para mim é lixo, mas para milhões de portugueses que vêm estes programas não é lixo, mas televisão de qualidade.
Vêm porque gostam, porque acham piada, divertem-se...
E como gostam, as nossas tv's passam sobretudo estes programas. Basta olhar para a programação diária dos 3 principais canais e vemos telenovelas, telenovelas, lá umas notíciazecas pelo meio, mais telenovelas, "reality shows". Ahh, e também telenovelas!
Salvam-se a 2:, que vai novamente ser RTP2, e os canais por cabo.
Alguém disse há tempos que o estado de evolução de um país avalia-se pelo estado de evolução do seu povo. Desta perspectiva, não admira que sejamos dos países mais atrasados da Europa...

1 comentário:

Ricardo Sardo disse...

"A TVI quer ter dois canais na TVCabo, um de Economia e outro de Música, até ao último trimestre do ano
(...)
Já está tudo acertado entre a TVI e a TVCabo faltando apenas assinar os contratos, o que se espera que aconteça ainda este mês."

(Sol)