terça-feira, 10 de julho de 2007

Magistrados escutados?

"Os serviços secretos militares italianos espiaram magistrados europeus entre 2001 e 2006. Na lista encontram-se alguns portugueses. António Cluny, o presidente do sindicato dos magistrados do Ministério Público considera a actuação da secreta militar italiana "muito grave".
A espionagem aconteceu de forma contínua entre Maio de 2001 e Setembro de 2003. Nos anos seguintes, até 2006 os serviços de informação militar italianos continuaram a espiar de forma irregular mais de 200 magistrados europeus entre os quais vários portugueses. Na altura, Sílvio Berlusconi estava à frente do Governo e tutelava a secreta italiana.
A denúncia foi feita dia 7 pelo Conselho Superior da Magistratura italiana, entidade que dirigiu as investigações. Os magistrados portugueses envolvidos no caso exigem explicações.
O presidente do Sindicato dos Magistrados, António Cluny, foi alvo de espionagem e pede a actuação do Governo português. A espionagem incidia sobre a página electrónica da MEDEL- Magistrados Europeus pela Democracia e Liberdades - uma organização não governamental que reúne magistrados do Ministério Público de toda a Europa. A secreta italiana penetrava na lista fechada da Medel e vigiava todo o tipo de informação que os seus membros trocavam.
A organização de Magistrados Europeus pela Democracia e Liberdades vai apresentar queixa contra a secreta italiana junto das Nações Unidas e do Conselho Europeu."

(Sic online)

Sem comentários: