terça-feira, 6 de julho de 2010

Má Justiça (2)

aqui escrevi sobre a falta de respeito de alguns magistrados. Hoje li isto e, apesar de não me espantar - também já ouvi piadolas de magistrados em julgamentos, algumas delas lamentáveis -, causa-me estranheza que estes magistrados, que felizmente não constituem a regra mas a excepção, se queixem da Justiça e das condições que (não) têm mas depois não façam quase nada para melhorá-la, começando por respeitar quem aparece na sala de Tribunal. Pois, como já alguns disseram, não é a Justiça que serve as pessoas mas estas que servem a Justiça.
Não se pense, todavia, que este é um problema apenas relacionado com os magistrados. Bem pelo contrário. Os maiores exemplos de falta de respeito, arrogância e até mesmo de civismo são de Colegas advogados. E poderia aqui deixar diversos episódios que presenciei.
Em suma, tudo isto demonstra uma cultura que se começa a generalizar entre os operadores da Justiça e que terá que ser combatida desde já, sob pena de, a médio prazo, realizarmos julgamentos que mais parecem trocas de argumentos num estádio de futebol ou num mercado qualquer...

Sem comentários: