sexta-feira, 1 de julho de 2011

"E o burro sou eu?"

Eu sei que apenas tive Introdução à Economia (no Secundário), mas há coisas que não compreendo: como é que, vendendo as principais fontes de receita (CTT, EDP, etc), o Estado espera manter o défice em baixo e a economia a crescer, com menos dinheiro a entrar nos cofres todos os anos?

Sei que, ao vender as empresas mais valiosas, arrecadará uma significativa quantia. Mas o que fará com esse dinheiro? Liquidar as dívidas? E depois como é? Como passamos a receber, por exemplo, 100 em vez de 200, como é que podemos viver com receitas de 100, quando as despesas são na ordem dos 200 ou mais? O objectivo não era cortar na despesa? Ora, se estão a cortar na receita...

Imaginemos que eu tenho dez imóveis, cinco estão arrendados e os outros cinco vazios. Aufiro em rendas o valor mensal total de 1000 euros. E gasto, em impostos e outras despesas com os dez imóveis, 500 euros. Se preciso de dinheiro, o que faço? Vendo os cinco arrendados, deixando de ter os 1000 euros em receitas e baixando a despesa para 250 euros, ou, pelo contrário, vendo os vazios, baixando as despesas para 250 e mantendo os 1000 euros de receitas, para além do valor da venda?

Parafraseando Scolari, o burro sou eu?

Sem comentários: