quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Insegurança nos Tribunais

"Réu tentou agredir juíza no tribunal

Um homem com cerca de 50 anos tentou agredir, ontem (dia 19) à tarde, uma juíza do Tribunal de Águeda, em plena sala de audiências.
De acordo uma testemunha, o indivíduo, réu num processo de regulação de poder paternal, só não concretizou a agressão devido à intervenção rápida e eficaz do funcionário judicial, que se encontrava na sala, a acompanhar o julgamento, e que conseguiu afastá-lo da magistrada.
Tirando partido do efeito-surpresa e da confusão, que logo se instalou no tribunal, onde estava a decorrer outro julgamento, o alegado agressor pôs-se em fuga, de imediato, mas acabou por ser interceptado, quando já se encontrava fora do edifício, a mais de uma centena de metros. Foi detido por um guarda da GNR, à paisana, que se encontrava, ocasionalmente, no tribunal, àquela hora, para participar noutro julgamento, como testemunha.
De regresso ao tribunal, o alegado agressor foi logo ouvido em primeiro interrogatório, enfrentando, agora, uma acusação por tentativa de agressão.
Razões desconhecidas. As razões que levaram o indivíduo a insurgir-se contra a juíza e a atentar contra a sua integridade física permanecem desconhecidas. O que se sabe é que o indivíduo era interveniente numa audiência de julgamento, que estava decorrer, a meio da tarde de ontem, na sala de audiências mais pequena do primeiro andar, uma antiga sala de advogados que está a servir, já há algum tempo, de sala de audiências para julgamentos mais pequenos. E que, a dada altura, avançou, encolerizado, na direcção da juíza titular do 3.º Juízo, que presidia à audiência de julgamento, sem que nada o fizesse prever."

In Jornal de Notícias

Sem comentários: