terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Possível genocídio no Darfur no Tibunal Penal Internacional

"O Procurador-Geral do Tribunal Penal Internacional (TPI) disse hoje que irá deduzir acusação contra duas altas personalidades no Sudão por crimes contra a humanidade e crimes de guerra, ligados ao conflito entre o Governo sudanês e as milícias rebeldes em Darfur.
O Procurador, Luis Moreno-Ocampo, afirmou ter fortes indícios para acreditar que Ahmad Muhammad Harun, antigo Ministro do Interior sudanês, e Ali Kushayb, um líder da milícia janjaweed (pró-governamental), terão responsabilidades em 51 crimes. Os indícios mostram que ambos agiram em conluio, juntamente com outros, com o objectivo comum de levarem a cabo ataques contra a população civil do Darfur. (...)
O caso prende-se com os ataques às cidades de Kodoom, Mukjar e Arawala, no Darfur Ocidental, entre Agosto de 2003 e Março de 2004. Mais de 200 mil pessoas morreram no Darfur, muitas devido à fome e a doenças, desde que o Governo aí "esmagou" uma rebelião, em 2003. A administração Bush, entre outros, consideraram a acção um acto de genocídio. (...)"

in The New York Times (minha tradução)

Sem comentários: