segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Srebrenica

"Srebrenica será sempre o símbolo da perseguição sérvia dos muçulmanos na Bósnia. Mas apenas Srebreniça. Assim decidiu o Tribunal Internacional de Justiça, a mais alta instância judicial das Nações Unidas.
O massacre de cerca de 8000 muçulmanos em Julho de 1995 depois da tomada do enclave sob protecção dos capactetes azuis foi um genocídio. O Tribunal Penal para os Crimes da ex-Jugoslávia também já assim tinha considerado.
No entanto, não se estabeleceu ter havido limpeza étnica a grande escala, violações como estratégia, incêndio de aldeias, igrejas e hospitais, massacres noutras regiões. (...)
O TIJ pediu a Belgrado que tome medidas imediatas para entregar Ratko Mladic, ex-líder militar servo-bósnio ligado ao massacre de Srebrenica ao TPI em Haia para responder por crimes de guerra.
Radovan Karadzic, ex-presidente dos sérvios na Bósnia,também é um dos criminosos de guerra mais procurados pela Justiça Internacional.
Se o veredicto condenasse a Sérvia, Belgrado ficaria numa situação complicada. Pelo menos, reconheceu-se que nada fez para impedir os crimes cometidos."


in Euronews

Sem comentários: