terça-feira, 20 de março de 2007

Corrida a Bastonário da Ordem dos Advogados

"As eleições a bastonário da Ordem dos Advogados (OA) estão marcadas para Novembro mas os candidatos ou supostos candidatos já começaram a posicionar-se e a contar cartuchos. A entourage de Daniel Proença de Carvalho encomendou mesmo uma sondagem à empresa de Rui Oliveira e Costa, a Eurosondagem, para aferir qual a sua "popularidade" e base eleitoral para uma eventual candidatura.
Proença ficou classificado na segunda posição, segundo soube o DN, atrás de Rogério Alves, o actual bastonário, apesar de este já ter feito saber que não se recandidata.
Nos últimos meses, Proença de Carvalho tem sido um dos nomes falados para encabeçar uma candidatura a bastonário, mas o advogado tem-se recusado a falar. Nos bastidores reúnem-se tropas e desenham-se cenários, embora o actual bastonário continue a reunir preferências.
Em qual votaria?
A sondagem foi planeada inicialmente para 800 advogados (existem cerca de 22 mil em Portugal) mas apenas 525 responderam, no final de Fevereiro, às questões colocadas por telefone, disse ao DN Rui Oliveira e Costa, que se recusou a fornecer os resultados do inquérito, bem como o nome da pessoa que o tinha encomendado.
Os entrevistadores começaram por perguntar aos advogados qual a sua opinião sobre a actuação da actual direcção da OA em relação ao poder político, a outros órgãos judiciais e aos advogados. E se estavam satisfeitos com o actual bastonário, que recebeu nota positiva. Mas porque Proença de Carvalho e os seus apoiantes queriam saber quais as probabilidades de sucesso de uma candidatura a bastonário, foi perguntado aos causídicos em que candidato votariam caso as eleições ocorressem agora. A lista apresentada continha o nome de oito advogados: Garcia Pereira, que já tem candidatura formalizada, Menezes Leitão, António Marinho Pinto, que já foi candidato, Rogério Alves, bastonário, o ex-ministro José Pedro Aguiar Branco, Magalhães e Silva, Proença de Carvalho e Pereira Rosa, que já está na corrida. Rogério Alves ganhou, logo seguido de Proença de Carvalho. António Marinho, advogado de Coimbra, e adversário de Rogério Alves nas últimas eleições, surge colocado na terceira posição. Questionado pelo DN sobre a sondagem, Daniel Proença de Carvalho negou ter encomendado o inquérito - "não faço esse tipo de cálculos" - e sobre uma eventual candidatura a bastonário disse: "Neste momento, não lhe digo nem que sim, nem que não.""

(Diário de Notícias)

Sem comentários: