"A actividade económica em Portugal deverá melhorar nos próximos meses, de acordo com o indicador avançado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE) relativo a Janeiro, divulgado.
O indicador avançado da OCDE, que tende a antecipar pontos de viragem do ciclo económico, apresenta, nos valores relativos a Janeiro, um crescimento para Portugal de 1,3 pontos, para 104,9 pontos.
Este indicador está a subir desde Julho de 2005, de acordo com os dados hoje disponibilizados pela OCDE e a taxa de crescimento a seis meses deste indicador aumentou 1,4 pontos percentuais, para 8,2 por cento, permitindo identificar as tendências futuras não representando, no entanto, os níveis de crescimento do PIB, esclarece a organização internacional. (...)" (Jornal de Notícias)
"O número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego diminuiu 7,6% em Fevereiro, face ao mesmo mês do ano anterior, segundo os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), hoje divulgados.
No final de Fevereiro, encontravam-se inscritos nos Centros de Emprego do Continente e Regiões Autónomas 450.837 candidatos a emprego, menos 37.099 que no período homólogo.
Face ao mês de Janeiro, o número de desempregados decresceu 1,5%, ou seja, menos 6.797 inscrições que no mês anterior. (...)" (Diário Digital)
Face ao mês de Janeiro, o número de desempregados decresceu 1,5%, ou seja, menos 6.797 inscrições que no mês anterior. (...)" (Diário Digital)
Será que é desta que a economia começa a crescer? Será que é desta que, de uma vez por todas, começamos a sentir uma melhoria de vida, nomeadamente um maior poder de compra? Esperemos que sim, pois os indicadores (como se vê) parecem indicar que sim. E, como já disse e bem Cavaco Silva, a segunda metade do mandato de Sócrates terá que ser marcada pelos primeiros resultados da política que vem implementando desde 2005.
1 comentário:
"O défice público português ficou nos 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2006, um valor melhor do que os 4,6% previstos pelo Governo, anunciou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE)."
(Diário Digital, 19.3.2007 --
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/)
Enviar um comentário