sexta-feira, 29 de junho de 2007

Nova tributação automóvel publicada

"Foi hoje publicado em Diário da República a legislação que regulamenta a tributação automóvel a partir de 1 de Julho. O facto da publicação ter sido feita no último dia útil antes da entrada em vigor da Lei, faz com que até ao momento não sejam conhecidas as actualizações de preços da grande maioria das viaturas sobre as quais vai incidir o IUC (Imposto Único de Circulação).
No entanto, é bom lembrar que a nova legislação apenas reduz o valor da tributação no acto de compra para a generalidade dos veículos mas isso não implica uma redução do preço para os consumidores. (...)
Agora, com a tributação mais baixa, o consumidor final apenas irá notar diferenças nos casos em que os preços base não sejam aumentados em relação ao que existe actualmente. No entanto, de acordo com os simuladores existentes, na generalidade a carga fiscal vai aumentar e não diminuir, se for contemplado um prazo de dez anos para a vida útil dos veículos.
Ou seja, mesmo que as marcas não mexam nos preços base dos veículos, os consumidores portugueses acabam por continuar a ser os que mais pagam por um automóvel no espaço da União Europeia.
Os Jipes são a classe que vai, garantidamente aumentar de preço, devido às variáveis de tributação previstas na nova Lei."

(Sapo - Portugal online)

Sem comentários: