quarta-feira, 28 de julho de 2010

PortoTV

Só um cego (ou um surdo) é que ainda poderá negar que a SportTv não está ao serviço do Porto. Basta ouvir os comentários ostensivamente tendenciosos nos jogos do Porto e do Benfica e percebemos facilmente que os jornalistas são escolhidos a dedo. Só entram os adeptos do clube do coração do patrão. Se todos os órgãos de comunicação social do grupo mostram claros indícios de existir uma tendência nas redacções (Ricardo Araújo Pereira chegou, inclusive, a demonstrá-lo com um caso concreto, num texto para A Bola cujo link ainda não encontrei), já a SportTv vai mais longe e não têm preocupações em mostrar a sua raça (logo no início, um dos jornalistas, dirigindo-se a outro, até se refere à contratação do Sunderland, Angeleri, como tendo estado para ir para o seu clube, o Porto). Este vídeo, publicado no Youtube e onde se pode ouvir os comentários em off * dos jornalistas daquela tv momentos antes do encontro de ontem do Benfica com o Sunderland, é a prova de que, ali, não existe rigor, nem isenção, nem neutralidade. Mais. Não existe respeito pelo Benfica, pelo clube e pelos seus elementos (as piadas com Roberto e Jorge Jesus são de péssimo gosto). E quando falta o respeito...
Não tenho ZON e prefiro claramente o MEO. Não só por ter a Benfica TV, mas porque a ZON é detida pelo mesmo senhor que manda na SportTv (para além de outras questões que se prendem com o relacionamento com os clientes e a qualidade do serviço). Não sou de fazer apelos, mas se todos os benfiquistas boicotassem este tipo de "jornalismo" de sarjeta, certamente que este mudaria e perceberia que, assim, não merece operar enquanto órgão de conunicação social. E se o jornalismo português anda nas ruas da amargura, o jornalismo desportivo anda na sarjeta.
.
Adenda: como a SportTv já tratou de tentar esconder a verdade, fica o link para outro vídeo, ainda disponível.
.
Adenda 2: entretanto, o Benfica já emitiu um comunicado oficial. Por mim, iria mais longe e cessava de imediato as negociações para a transmissão televisiva dos jogos com aquele canal. Prefiro que o clube receba menos dinheiro do que ser enxovalhado por anti-benfiquistas que destilam ódio nos seus comentários.
.
Adenda 3: o segundo vídeo também já não está disponível. Aqui fica outro link.


* A partir do momento em que é legítimo publicar conversas em off do Primeiro-Ministro, antes ou depois de uma entrevista televisiva, também é legítimo publicar esta conversa.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois...a sportinvest já reagiu: o video ... foi-se

Graza disse...

Por acaso consegui vê-lo poque um amigo o fez chegar bem cedo antes de todos estes estarem removidos.

Alinhei finalmente na SportTV, depois de muito resistir, porque me saía muito mais caro com a conta dos restaurantes onde vía as transmissões, mas aguardo que o Benfica resolva a situação em 2013 e aí não dando hipóteses. Não podemos voltar a cair perante os interesses de uma empresa que menosprezou sempre o valor que adquire quando transmite SLB!

Ricardo Sardo disse...

Nunca tive sportv e dificilmente terei, apesar de já ter estado perto de subscrever por causa das ligas inglesa e espanhola. Mas como também deixei de ter tempo para ver vários jogos e rentabilizar a mensalidade...
Abraço.

Graza disse...

... finalmente chegou a fibra óptica da MEO ao patamar da escada!
Lá vou ter que olhar para as letras do contrato e ver quando posso fazer a mudança!