quinta-feira, 12 de agosto de 2010

País de trampa

Ericeira, destino turístico por excelência. Agosto, mês em que a vila tem mais gente. Vésperas da festa local, que atrai milhares de pessoas. As fotos que se seguem e que me foram enviadas hoje por um familiar, mostram dois veículo das empresa Euro Pressão a descarregarem resíduos poluentes para a ETAR localizada em S. Sebastião, sendo que os resíduos foram directamente para o mar, obrigando a que os banhos ficassem interditos na Praia do Algodio. Fui ao Google saber mais sobre esta empresa, mas descobri apenas que é de Sarilhos Grandes, perto do Montijo, e trata do saneamento. Toda a gente sabe como funciona a Câmara Municipal de Mafra (que apregoa a política da qualidade), mas chegámos ao ponto da total falta de vergonha e decência. Nas fotos podemos ver a trampa, a trampa de um país de trampa. Que tristeza.












5 comentários:

Graza disse...

Aqui estava mais um link para enviar a uma entidade credível que ouvisse as nossas queixas.

Mas por outro lado, quantas mais pessoas viram ou tiveram conhecimento e enfiaram a cabeça na areia? Em Portugal estas coisas existem porque se conta com a apatia da opinião pública.

Ricardo Sardo disse...

Exactamente! Se alguém ouvisse...
Ainda hesitei, por transmitir uma má imagem da minha terra, mas não poderia pactuar com esta vergonha ao não divulgar esta actuação miserável. E uma pergunta fica no ar: sendo a empresa da Margem Sul, virão os resíduos de lá? É que se assim for, então temos aqui mais uma marosca da Câmara Municipal, provavelmente para ter mais receitas. Triste país este...

Anónimo disse...

E se fosses ao sitio do jornal da Ericeira.com talvez visses lá os esclarecimentos, o que é lamentavel nos portugueses como tu é porem maldade em tudo e passo já a dizer k não pertenso á empresa em causa.

Graza disse...

Não me compete responder a este Anónimo, porque o seu comentário não me é dirigido, embora me atinja porque o meu é da mesma forma penalizador da operação observada, ou seja: uma operação com resíduos poluentes e escorrimento para as areias da praia, mas é legítimo que esclareça quem aqui vier, do seguinte: no momento em que o post foi editado, 12 de Agosto, ainda nenhuma justificação estaria no Ericieira.com, porque o comunicado da Simtejo, aliás correcto, foi emitido no dia 13 e os prodígios da electrónica fizeram com que fosse publicado no mesmo dia.

O que me parece lamentável é que se desmobilizem os cidadãos atentos como o Ricardo, através de comentários destes. Eu teria feito o mesmo tipo de texto se visse uma operação daquelas com aqueles resultados. Se não há legislação que obrigue à fixação de uma brevíssima informação públicano local destas intervenções, deveria haver.

Mas Ricardo está de parabéns: o seu Legalices anda a ser lido na Ericeira…

Anónimo disse...

se fosse a única empresa de Lisboa a fazer isso, o ambiente andava contente, as empresas pequenas não tem inspecções, trabalham e metem no colector, e claro as guias do ambiente aparecem carimbadas...sei do que falo já trabalhei nessa área