quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Violência

Não há violência legítima e violência ilegítima. Não há violência de primeira, nem violência de segunda. Violência é violência e toda ela tem de ser evitada, combatida e punida. Venha de onde vier, venha de um grupo de manifestantes, venha de um grupo de agentes da autoridade. O Código Penal aplica-se a todos e o crime verifica-se independemente de quem seja o seu autor.
Posto isto, não me resta mais nada senão condenar os desordeiros que provocaram a polícia, a polícia que reagiu desmesuradamente e agrediu inocentes, as chefias da PSP (incluindo a tutela ministerial) e o Ministério Público* que apenas leva os primeiros a julgamento e "esquece-se" de fazer o mesmo com os agentes. Todos eles são culpados. Para além, claro, dos governantes e do alegado presidente, que levaram e levam as pessoas ao desespero e o país à desgraça. Neste crime ninguém é inocente.
 
* A Lei proibe os agentes provocadores e os Tribunais são unânimes em condená-los; todos os detidos têm direito a falar com um advogado; agredir uma pessoa com uma criança ao colo é ofensa à integridade física grave; eis três exemplos para o MP abrir inquérito criminal contra os agentes da PSP envolvidos.
 

2 comentários:

Graza disse...

A questão deve ser centrada também na razão porque não isolaram o grupo das pedras. Sabendo fazê-lo porque estão treinados para isso. Mas começa a ser claro que a estratégia funcionou a favor do governo.

Ricardo Sardo disse...

Claro que estão treinados para o efeito e fizeram-no nas outras manif's. Dizem que era complicado desta vez e que poderiam, ao fazê-lo (deter a tal meia dúzia) no meio de tanta gente podia acirrar os ânimos. Desculpas de mau pagador, na minha modesta opinião...