sábado, 28 de abril de 2007

Repatriamento de prisioneiros de Guantanamo

"Sete dos 25 argelinos detidos na base norte-americana de Guantanamo, em Cuba, estão prestes a ser repatriados, anunciou hoje o presidente da comissão argelina que promove e protege os direitos humanos.
Aos microfones da rádio nacional argelina, Farouk Ksentini declarou que os americanos enviaram um representante a Argel, admitindo que a capital argelina possa ser o destino dos primeiros repatriados. (...)
Ksentini recusou-se a falar em extradições por não se tratar de "casos de pessoas procuradas pela Justiça na Argélia que se refugiaram nos Estados Unidos", mas de "pessoas que foram detidas arbitrariamente e com recurso à força" pelos norte-americanos.
Assim, os argelinos detidos em Guantanamo "têm o direito de ser repatriados e o dever da Argélia é acolhê-los", afirmou o presidente da Comissão Nacional Consultiva de Promoção e Protecção dos Direitos Humanos da Argélia.
Questionado sobre a possibilidade destes detidos poderem beneficiar do disposto na Carta para a Paz e Reconciliação Nacional quando forem repatriados, Ksentini respondeu afirmativamente, a menos que tenham participado em crimes de sangue, como estabelece o documento já aplicado a fundamentalistas islâmicos argelinos. (...)
Na opinião de Ksentini, os prisioneiros poderão tratar "a título pessoal" do reconhecimento dos seus direitos como cidadãos uma vez que não foram julgados e poderão ter direito a indemnizações "significativas".
A Comissão "intervirá para lhes dar apoio moral", acrescentou."

(Lusa e Sapo Notícias)

Estou cada vez mais convencido que a História há-de julgar Bush e seus cúmplices pelos seus erros na questão do terrorismo.

Sem comentários: