domingo, 27 de maio de 2007

Incompatibilidades dos Advogados alargada? (3)

"O regime de incompatibilidade dos titulares de cargos públicos volta a ser discutido. Mas quem o força é a Ordem dos Advogados. O objectivo de Rogério Alves é impedir que um advogado possa ser deputado da Assembleia da República ou vereador de uma câmara municipal.
O princípio é bom e deve ser aplaudido. Como todas as iniciativas que contribuam para reforçar a credibilidade da vida política portuguesa.
Aliás, a bem da transparência, a exclusividade do exercício das funções de deputado ou de vereador deveria ser extensível a todas as profissões. Quem fosse deputado ou vereador deveria sê-lo a tempo inteiro. Como sucede em muitos países da União Europeia. Mas essa exclusividade implica, naturalmente, um aumento dos salários. O Presidente Cavaco Silva já falou na necessidade de os políticos serem mais bem remunerados pelas suas funções. E, antes dele, já o seu antecessor Jorge Sampaio tinha feito a mesma proposta. Eles sabem do que falam. Bons profissionais devem ser bem pagos. Em qualquer sector. E a política é dos que mais precisam. Bons e a tempo inteiro. (...)"

(Editorial do Diário de Notícias, 26.5.2007)

Sem comentários: