quarta-feira, 30 de maio de 2007

Rogério Alves não se recandidata a Bastonário

"Rogério Alves já comunicou que não se vai candidatar a um segundo mandato como Bastonário da Ordem dos Advogados. O responsável pelos causídicos portugueses disse no início da semana ao Conselho Geral da OA que só permanecerá no cargo até às eleições que serão marcadas para Novembro ou Dezembro.
Rogério Alves tinha afirmado que só se recandidataria ao cargo em circunstâncias excepcionais.
Com 43 anos de idade, foi o mais jovem a ocupar o lugar e o primeiro licenciado por uma faculdade privada – a Universidade Católica. O seu mandato fica marcado pela defesa do segredo profissional e pelas críticas ao Estado por causa do agravamento das condições de exercício da advocacia. Rogério Alves sucedeu a José Miguel Júdice como bastonário.

Alternativa é Almeida Ribeiro

Um grupo de advogados que promoveu a candidatura do actual bastonário em 2005 vira-se agora para Ângelo Almeida Ribeiro, um causídico de 54 anos, com escritório em Lisboa. O direito comercial e imobiliário são as áreas de trabalho preferenciais, embora a sua prática seja generalista. (...)
Ângelo Almeida Ribeiro é filho do ex-Provedor de Justiça e ex-bastonário da Ordem dos Advogados, com o mesmo nome, falecido em 2000. (...)
Se aceitar, será o quinto na corrida para suceder a Rogério Alves. A disputa eleitoral conta até agora com quatro nomes confirmados:

. António Marinho Pinto, de Coimbra, repete a candidatura após o segundo lugar obtido em 2005.
. Um professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa, Luís Menezes Leitão e actual vice-presidente do conselho distrital de Lisboa, é outro dos concorrentes.
. De Lisboa também é João Pereira da Rosa, um dos primeiros críticos de Rogério Alves.
. Por último, o especialista em Direito do Trabalho e dirigente partidário António Garcia Pereira concorre também ao lugar de bastonário."

(Sol)

Sem comentários: