sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Partir a louça

Existe em Portugal uma criminalidade muito importante, do mais nocivo para o Estado e para a sociedade, e que andam por aí impunemente alguns a exibir os benefícios e os lucros dessa criminalidade e não há mecanismos de lhes tocar. Alguns até ostensivamente ocupam cargos relevantes no Estado Português», afirmou Marinho Pinto, bastonário dos advogados.
O PGR, Pinto Monteiro, que se encontra em reunião de trabalho em Madrid, disse que «logo que regresse ainda hoje a Lisboa» irá proferir «um despacho relativo às declarações do bastonário da Ordem dos Advogados em declarações à Antena 1», sem adiantar mais pormenores.
Em entrevista à Antena 1, o bastonário da Ordem dos Advogados revelou que há pessoas com cargos de relevo no Estado português que cometem crimes «impunemente» e que em breve poderá avançar com casos concretos.
Ainda segundo António Marinho Pinto, «o fenómeno da corrupção é um dos cenários que mais ameaça a saúde do Estado de direito em Portugal»."

(in Sol)



"(...) «Um bastonário da Ordem dos Advogados, pela relação que tem com o direito e com a justiça, saberá que essas afirmações têm de ter um fundamento e têm de ser demonstradas. Certamente, o bastonário da Ordem dos Advogados tem isso em conta», declarou o porta-voz do PS, Vitalino Canas, em declarações à agência Lusa. (...)"

(in Sol)



"(...) O deputado do CDS-PP Nuno Melo adiantou que o requerimento para Marinho Pinto ser ouvido na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias dará entrada na Assembleia da República até segunda-feira.
«Hoje, o Dr. Marinho Pinto não é apenas um advogado que faz declarações polémicas, é o Bastonário da Ordem que representa todos os advogados. Não pode, por isso, fazer declarações de tamanha gravidade de forma genérica, sem criar suspeições», afirmou o deputado do CDS-PP. (...)"

(in Sol)


Efectivamente, como representante de uma classe profissional (com tudo o que isso representa e acarreta) Marinho Pinto deveria ser mais comedido e prudente nas palavras usadas. Um pouco de diplomacia teria sido benéfico...

Sem comentários: