sábado, 24 de janeiro de 2009

"As loucas histórias dos tribunais"...

... é o título da reportagem da revista Visão desta semana (págs. 38 e 39) sobre algumas histórias bem reais dos nossos tribunais.
Desde tentavivas de agressões ou arremesso de objectos contra magistrados, até às tentativas de fuga, passando pela automutilação de um arguido, já houve quase de tudo.
Duas das histórias são as de dois arguidos que, durante um interrogatório (um) e durante o julgamento (o outro), saltaram da janela. Eu também já tive uma semelhante. Um dia, tive um julgamento sumário de um arguido que tinha tentado fugir, atirando-se do átrium do Tribunal do Barreiro, enquanto aguardava para entrar na sala. Foi ao Hospital e, na manhã seguinte, lá estava ele, no Tribunal do Montijo (que era o tribunal de turno naquele sábado)...
Mas de todas as histórias contadas pela Visão, a mais engraçada talvez seja a de um indivíduo que se deslocou a um posto da GNR para apresentar queixa por lhe terem roubado... "25 pés de cannabis". Claro que foi, posteriormente, constituído arguido e acusado de tráfico de estupefacientes.
Estas são apenas algumas histórias, pois certamente todos os que trabalham na Justiça, juízes, procuradores, advogados, funcionários, etc, têm pelo menos uma história deste género para contar...

Sem comentários: