segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O "caso Freeport", os Media e o Ministério Público

O Conselho Superior do Ministério Público autorizou hoje uma investigação à investigação ao "caso Freeport", nomeadamente para descobrir as fugas de informação e quem praticou os crimes de violação de segredo de justiça.
Mas um ponto que ainda ninguém, na comunicação social ou na blogosfera, analisou foi a questão das pessoas que foram aos jornais (e refiro-me, em concreto, ao Expresso e ao seu editorial deste sábado) terem obtido os documentos sob segredo de justiça. Isto é, existe a real possibilidade de os jornalistas obterem as informações através de terceiros, com acesso a elementos do processo, em vez de obterem os dados directamente dos magistrados, ou dos funcionários ou dos agentes da PJ envolvidos na investigação. É porque esta vertente abre uma discussão em torno de um problema ainda maior, a promiscuidade entre o poder judicial e o poder político, e levanta uma enorme questão: a quem os envolvidos na investigação (magistrados, funcionários, agentes) passam informações?

1 comentário:

Anónimo disse...

Só quem anda distraído não sabe que as fugas de informação vêm de dentro da PGR...e do topo das hierarquias do MP e da PJ...