terça-feira, 4 de maio de 2010

De Palermo ao Porto

Alguns dias com problemas no computador impediram-me de aqui mostrar mais cedo a minha revolta por algumas situações que se passam neste país.

Costumo falar sobre as arbitragens no final dos comentários, mas desta vez prefiro começar com a medíocre prestação de Olegário (aka Olarápio) Benquerença. Depois de ter feito o que fez ao longo sa sua carreira e, em particular, no recente Inter - Barcelona, não seria de esperar outra coisa que não uma arbitragem vergonhosa, claramente tendenciosa, inclinando o campo para um dos lados, por coincidência para o lado que inclina sempre. Tirou o melhor jogador da liga portuguesa (Di María) do jogo decisivo com um amarelo absurdo, perdoou a expulsão de Fucile aos 17 mins, com o resultado em 0-0, deixou também Javi García de fora do último jogo com um amarelo claramente excessivo, perdoou um penalty ao Porto por mão de Hulk, fez, pois, o trabalho que tinha de ser feito. Enquanto isto se passava no Dragão, na pedreira dos Arcebispos o Braga vencia com um golo irregular e oferecido pelo guarda-redes do Paços (coisas estranhas...) E ainda dizem que o Benfica é levado ao colo...

Em segundo lugar, não vou alongar-me nos comentários sobre os actos de violência registados antes, durante e depois do encontro. Não ocorreram em Gaza, no Iraque ou no Afeganistão, mas em Portugal. Para quem já viu quase de tudo neste país e sabe que as autoridades nada fazem, não esperava outra coisa.

Por último, quero aqui deixar a minha revolta perante o que se está a passar neste país. A Itália tem a sua Sicília, dominada pela Cosa Nostra e tem Nápoles, dominada pela Gamorra. A Máfia manda e as autoridades não a conseguem travar. Portugal está em vias de ter a sua Palermo ou a sua Nápoles.
Já sabemos que o futebol (tal como outras modalidades, como o Hóquei e o Andebol) é dominado por meia dúzia de pessoas e por um clube. O Apito Dourado é apenas a ponta do icebergue.
Os media estão, uns mais outros menos, controlados. A SportTv é o que se sabe, mais valia chamar-se PortoTV. A RTP teve sempre a mesma preferência e nas últimas semanas até tem parecido estar de luto, sobretudo logo a seguir às vitórias do Benfica (só mesmo a RTP é que poderia dar tempo de antena ao líder dos Superdragões - repito, que escreveu um livro onde confessa a prática de vários crimes com os colegas de claque). Muitos jornalistas escrevem peças e notícias encomendadas, como uma escuta no Youtube o mostra, sobre um tal de "pato"...
As autoridades policiais deixam muitas duvidas. Pinto da Costa fugiu para Espanha, depois de avisado por um amigo da Polícia Judiciária e ainda hoje não sabemos o que aconteceu a esse agente. A PSP adopta procedimentos não coincidentes com os procedimentos da PSP no resto do país, sobretudo com as claques do Benfica. O que se passou no Domingo, onde um alto responsável da PSP do Porto negou o que toda a gente tinha visto nas tv's, deixa muitas interrogações no ar. A juntar a isto temos os actos de violência que se repetem e não são nem evitados nem punidos.
O Ministério Público parece apático. Enquanto temos elementos de uma das claques do Benfica a ser julgados por crimes graves, as claques do Porto continuam impunes, mesmo tendo, pela pena so seu líder, confessado crimes num livro! Será que o DIAP do Porto não actua? Até o Apito Dourado foi arquivado, quase liminarmente, tendo que ir daqui de Lisboa a Dra. Morgado para andar com o processo para a frente, estando neste momento a decorrer o julgamento nas Varas Criminais de Lisboa. E já nem falo do doping...
Resta a magistratura. Mas até aqui há duvidas, quando vemos juízes integrarem a direcção do FC Porto, nomeadamente o actual presidente do Supremo Tribunal Administrativo, onde reside a esperança de Valentim Loureiro para que o Apito Dourado termine "bem".
Sobre o poder político, é o que se sabe. Temos um Secretário de Estado ausente e apático e os deputados desta maravilhosa Nação recebem os dirigentes do Porto, mesmo depois de conhecidas as estórias da fruta, dos chocolatinhos, das viagens ao Brasil, etc, etc, em almoços no Parlamento, pagos por nós contribuintes.

Com isto não quero, obviamente, levantar falsas suspeitas ou colocar em causa a idoneidade ou a seriedade das autoridades referidas. Mas a verdade é que o que se tem passado levanta fundadas dúvidas sobre a actuação de algumas pessoas, certamente uma minoria. Mas isto nao pode passar impune, sob pena de passarmos a ter, em definitivo, uma Palermo portuguesa.

3 comentários:

cabral pinto disse...

Escreva um livro. Tem muita imaginação. Este ano correu bem, disfrute enquanto pode. Mas não chame ladrão a ninguém. É feio. Eu não chamo. Às vezes apetecia-me chamar fdp a alguns, sobretudo aos faciosos, aos que se julgam melhores, aos que querem parecer honestos e virgens, mas a final de contas são mesmo uns bons fdp. Não chamo porque sou educado...

Ricardo Sardo disse...

Não preciso de escrever um livro. Já há vários: um do lider dos Superdragões, onde descreve os crimes que a claque comete, outro de Fernando Mendes, onde conta como o doping faz parte do futebol, e temos aí outro sobre a Máfia em Portugal. E não chamo ladrão a ninguém. Limito-me a citar os Gato Fedorento, no seu famoso sketch sobre Olarápio, o homem do acórdeão.
Eu não me acho melhor. Eu sei que sou melhor. Porque quando tivemos alguém semelhante ao Don Corleone, votámos em massa em Vilarinho, para correr com ele. Ao contrário de outros, que continuam a votar nele e ninguém se atreve nem tem a dignidade de o combater nas urnas. Porque a diferença entre Benfica e Porto reside aqui: uns querem vencer limpo e votam contra os trafulhas e os que conspuircam o futebol e a ética. Outros ficam contentes por vencer com frutas e chocolatinhos e viagens ao Brasil. Ou gostam ou então são cegos, que nada disto vêm (ou querem ver)...
Cumprimentos e volte sempre. Gosto sempre dos seus comentários.

cabral pinto disse...

Obrigado, eu também gosto de ler os seus comentários, palavra. Pois saiba que eu não me acho melhor que os outros. Estou sempre a aprender. Até com os seus comentários eu aprendo. Então essa de uns quererem vencer limpo não lembra nem os Diabos Vermelhos. Pense um bocadinho sem faciosismo...o seu amigo o Doutor Ricardo (já reparou são todos ricardos!!!...) está na liga por alguma razão.Ou não acha? Foi o seu presidente que disse: mais importante que ter jogadores é ter gente na liga. Olhe como ele é esperto! Foi o presidente que vocês elegeram, certo? Homem acima de qualquer suspeita...Jogar limpo?!!! só contaram mesmo pra si! Aprecio a sua ingenuidade Cumprimentos.