quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Haverá Orçamento?

A novela deste Outono teima em chegar ao fim, com o fim das negociações entre governo e PSD para o Orçamento para 2011. E sem sucesso, sem acordo. Não vale a pena virem agora os dois lados da barricada e os boys apontarem o dedo uns aos outros, pois a culpa é das duas partes. De um lado temos o governo que puxa a corda na esperança que rompa (pois já nada tem a perder em termos políticos), do outro um grupo de interessados em ocupar o lugar do primeiro e chegar ao poder e a comportarem-se com essa ideia em mente, em detrimento dos interesses do País. Ambos são culpados, como são culpados pela actual situação de Portugal pelo facto de serem os dois partidos que nos (des) governam desde 1974. Só é lamentável que RTP (Carlos Moedas) e SIC (Eduardo Catroga) tenham convidado uma das partes na guerra, dando à opinião pública apenas uma das versões do desfecho. Péssimo jornalismo este, que também tem a sua quota parte de responsabilidade no desastroso estado, com as suas preferências e parcialidade a sobreporem-se ao rigor e ao dever de informar.
.
Adenda: Teixeira dos Santos foi, de facto, entrevistado na RTP. Um comentador garante, ainda, que seria também entrevistado na SIC, mas que, devido a um atraso, não foi possível. Fica a correcção. Todavia, é lamentável a diferença de tratamento de José Rodrigues dos Santos. Basta ver e ouvir e comparar as questões aos dois entrevistados e, sobretudo, o tom com que são colocadas.

4 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro, o dr. Teixeira dos Santos também ia dar uma entrevista na SIC, mas os trabalhos no parlamento atrasaram-se e tendo-se comprometido a dar primeiro à RTP e depois à SIC o noticiário acabou sem que o sr. ministro das finanças estivesse disponível. A SIC anunciou a entrevista e mais à frente fez referência a esse atraso que acabou por não permitir que fosse feita. As duas partes, por decisão editorial, iam ser ouvidas no Jornal da Noite. Mais atenção por favor, antes de atirar pedras e fazer julgamentos precipitados.

Ricardo Sardo disse...

Acompanhei o noticiário da SIC até às 20:15, altura em que Eduardo Catroga era entrevistado, e não ouvi qualquer referência que, mais à frente, seria igualmente entrevistado Teixeira dos Santos. De qualquer das formas, agradeço a correcção. Quanto à RTP, desconheço se chegou a ouvir o Ministro, pois há muito que deixei de ver notícias (telejornais). Quando mudei para aquele canal, estava a ser entrevistado Carlos Moedas e, mais à frente, já tinham mudado de assuntos, pelo que assumi que já não iriam entrevistar mais ninguém.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Mal terminou a entrevista com Eduardo Catroga a sic fez essa referencia e seguiu para intervalo. Na segunda parte assumiram que dificilmente conseguiriam entrevistar Teixeira dos Santos devido aos atrasos. O Ministro das finanças falhou com a SIC, mas ainda chegou a dar a entrevista a José Rodrigues dos Santos na RTP. A SIC estava entretanto a acabar o jornal, que ontem terminou mais cedo do que o habitual devido à estreia do programa Condenados.

Ricardo Sardo disse...

Já fiz a adenda a corrigir o erro.
Cumprimentos.